domingo, 25 de abril de 2010

Fê dando a volta por cima!


A engenheira Fernanda Tescarollo, de 33 anos, a moça de vestido preto na foto ao lado, é um exemplo da atual geração de mulheres superpoderosas. Perfeccionista, independente, duas vezes divorciada, progrediu rápido na profissão graças à combinação de trabalho duro e ambição. Ainda hoje, tem várias ambições. Quer voltar a lavar o rosto com as duas mãos. Quer ser capaz de imitar o Cristo Redentor, com os braços bem abertos, para corresponder a um abraço. Paulistana, mas apaixonada pelo Rio de Janeiro, quer se equilibrar sobre o salto alto e voltar a sambar na quadra da Mangueira. Exatamente como fazia até 2008, quando um acidente vascular cerebral (AVC) a obrigou a parar tudo e a rever tudo. “Se você não aprende a parar, a vida te para”, diz.
Fernanda tomava pílula anticoncepcional desde os 16 anos. Além disso, tinha crises frequentes de enxaqueca. Três vezes mais comum em mulheres, a enxaqueca aumenta o risco de derrame. Assim como a pílula. Na véspera do AVC, estava com dor de cabeça. Fernanda é funcionária de uma multinacional que fabrica lanternas e faróis para a indústria automobilística nacional e vivia um período de forte pressão. Tomou um analgésico e foi dormir. De manhã, continuava com dor. Enquanto se trocava para ir trabalhar, despencou no quarto. Sofreu um AVC extenso na região do lobo temporal direito. Os médicos precisaram submetê-la a uma cirurgia delicada. Uma parte da calota craniana foi retirada para que o cérebro tivesse espaço para inchar. Se isso não fosse feito, o edema cerebral aumentaria a pressão intracraniana e Fernanda morreria. Só depois de dois meses, a calota craniana foi recolocada. “Diante da gravidade do caso, a recuperação de Fernanda foi maravilhosa”, diz o neurologista Marcelo Annes, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Um comentário:

  1. oi meu nome é francisco bruno, tive um avc no dia 22 de dezembro de 2010!!SE for possivel, me fale um pouco da sua recuperação, quais terapias foram mais eficiente, principalmente para a mão, pois estou com o membro superior 85% normal,enquanto o membro superior deve estar 55% normal(estou ainda sem os movimentos finos da mão!!
    email:chico brunoesh@hotmail.com
    PS: POR FAVOR, ME AJUDE ESTOU MEIO PERDIDO, ME IGA VC ESTA 100% NORMAL? ME DIGA O QUE MAIS FOI EFICIENTE, COMO FOI SUA ALIMENTAÇÃO,TERAPIAS MAIS IMPORTANTES PARA CADA MEMBRO
    POR FAVOR MEW AJUDE ESTOU DESESPERADO!!
    AINDA SOU UNIVERSITARIO ESTOU COM O CURSO TRANCADO, SOU ESTUDANTE DE MEDICINA

    ResponderExcluir