segunda-feira, 5 de abril de 2010

Após 2 AVC, a superação........


Durante dois meses fiquei completamente paralisada, apesar de consciente – só conseguia mexer a boca. Além de comer e não me movimentar, tomava remédios que me deixavam bastante inchada. Cheguei aos 65 quilos (antes, pesava 58). A partir do terceiro mês, fui recobrando o movimento das pernas e dos braços. Me sentia como se tivesse nascido outra vez, então decidi que, dali para a frente, seria saudável como nunca havia sido. Para estimular a circulação, recuperar a sensibilidade e agilizar a melhora (além de emagrecer, claro), comecei a caminhar no meu bairro todos os dias. Abandonei o cigarro, aprendi a comer fruta (até então, nem ligava para colocá-la no cardápio), legume e verdura e a balancear minhas refeições.Como sou empresária e meu trabalho inclui fazer visitas a clientes, sempre que possível, calço o tênis e realizo boa parte delas a pé. Nesses dias, chego a caminhar três horas. Também vou andando ao supermercado – são 20 minutos para ir e 20 para voltar – quando bate vontade de comer chocolate. Assim, compenso as calorias. Em seis meses, sequei 14 quilos e há um ano mantenho meu peso atual, menor até doque antes de ficar doente. Há seis meses, comecei a correr e estou me preparando para minha primeira prova de 10 quilômetros. Se oscilo 1 ou 2 quilos para cima, já não me estresso, pois sei que, com força de vontade, consigo eliminá-los rapidinho.Vale quanto pesaApesar de preferir alimentos leves, não consigo comer pouco; gosto de quantidade. Por isso, para garantir a saciedade sem extrapolar na hora da sobremesa, misturo frutas com gelatina light – faz volume e não engorda. Assim, fico liberada para comer chocolate e doces, que adoro, no fim de semana.
Adriana Ribeiro - São Paulo - SP

2 comentários:

  1. fiquei inspirada... sofri um avc a pouco tempo q gerou sequela: hemiparesia a esquerda a perna já voltou bem... me conta como foi tua recuperação?
    caso queira saber mais bibiempequenasdoses.blogspot.com

    meu emal: bibidelfim@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome é francisco bruno, tive um avc no dia 22 de dezembro de 2010!!SE for possivel, me fale um pouco da sua recuperação, quais terapias foram mais eficiente, principalmente para a mão, pois estou com o membro superior 85% normal,enquanto o membro superior deve estar 55% normal(estou ainda sem os movimentos finos da mão!!
    email:chico brunoesh@hotmail.com
    PS: POR FAVOR, ME AJUDE ESTOU MEIO PERDIDO, ME IGA VC ESTA 100% NORMAL? ME DIGA O QUE MAIS FOI EFICIENTE, COMO FOI SUA ALIMENTAÇÃO,TERAPIAS MAIS IMPORTANTES PARA CADA MEMBRO
    POR FAVOR MEW AJUDE ESTOU DESESPERADO!!
    AINDA SOU UNIVERSITARIO ESTOU COM O CURSO TRANCADO, SOU ESTUDANTE DE MEDICINA

    ResponderExcluir