terça-feira, 28 de setembro de 2010

Portal médico do dia 4/9


A neurologia é a parte da medicina que estuda o sistema nervoso e suas doenças, tida como uma das áreas mais complexas da medicina, se não a mais complexa, pois o sistema nervoso ocupa o corpo todo, mas se concentra em um lugar só, no cérebro. Por mais que a medicina tenha avançado muito nos últimos milênios, não estamos nem perto de entender tudo o que acontece com o nosso sistema nervoso muito menos de descobrir a cura para todos os problemas que atingem o sistema nervoso. O médico neurologista tem uma grande área de atuação, pois o cérebro está ligado a toda e qualquer parte do corpo humano. Apesar e termos muitos órgãos vitais, o mais vital de todos é o cérebro, pois é ele quem emite ordem para que os outros órgãos funcionem, seja um braço, perna ou até mesmo o coração. É muito comum ouvir falar de transplante de coração, rim, pulmão, porém nunca se ouviu falar de transplante de cérebro, este é o órgão mais individual que existe, o neurologista trabalha com tratamentos cerebrais clínicos com uso de remédios e medicinas alternativas, quando é necessária intervenção cirúrgica a especialização é em neurocirurgia, que também é a atividade mais complexa das cirurgias, em nossa cabeça temos neurônios que são partes integrantes do sistema nervoso, esse neurônios são responsáveis por tudo que funciona no nosso corpo, desde a fala até à personalidade. As doenças que acometem o sistema nervoso são diversas entre elas estão as mais graves, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e doença de Alzheimer, Tumores cerebrais todas elas têm tratamento, porém não tem cura. Todas as doenças provenientes do sistema nervoso não afetam apenas o cérebro, mas também as partes do corpo que no cérebro estejam perto do local da lesão, em geral os problemas se refletem nas funções físicas e motoras usuais em alguns casos estão relacionadas a perda de memória e outras perdas significativas para o humano, nesses casos além de acompanhamento neurológico são necessárias a presença de vários profissionais de outras áreas. Pelo fato de não existir cura para as “doenças nervosas”, a neurologia descobriu que o melhor a se fazer é preveni-las com boa alimentação, exercícios físicos e visitas médicas regulares, o cuidado com o cérebro é o mais importante, portanto se cuide, vá a um médico e respeite os limites do seu corpo para que as conseqüências de seus atos não o leve ao arrependimento.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bom dia,


,Vale a pena...sempre"Que a felicidade não dependa do tempo,nem da paisagem,nem da sorte,nem do dinheiro.Que ela possa vir comtoda a simplicidade,de dentro para fora,de cada um para todos.Que as pessoas saibam falar,calar,e acima de tudo ouvir.Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo.Que tenham ideal e medo de perdê-lo.Que amem ao próximo e respeitem sua dor,para que tenhamos certeza de que viver vale a pena!"O minuto anterior já não é mais real e o de daqui a pouco ainda não existe.Se existe algo de valor incomparável é o tempo presente."Autor do texto: Rodrigues de Andrade VIVA A CADA MOMENTO COMO SE FOSSE ÚNICO E QUE ELE SEJA O MAIS INTENSO E FELIZ POSSÍVEL...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Andreia..........


"Senhor,Fazei-me instrumento de vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor;Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;Onde houver discórdia, que eu leve a união;Onde houver duvida, que leve a fé;Onde houver erro, que eu leve a verdade;Onde houver desespero, que eu leve a esperança;Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;Onde houver trevas, que eu leve a luz.Ó Mestre, Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;compreender que ser compreendido;amar, que ser amado.Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado,e é morrendo que vive para a vida eterna."

Tudo o que eu preciso





Tudo o que eu preciso pra viver carrego sem ocupar as mãos. Tudo o que eu preciso pra ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa na bolsa, nem pesa nos ombros. Carrego comigo o que é possível pra me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.Que me locomovem sem que eu precise caminhar.Que me alegram sem que eu precise comprar. Carrego comigo a sabedoria herdada dos meus pais.A dignidade conquistada com o meu trabalho.As lições aprendidas na dor.O amor dos meus afetos.E a força da minha fé. Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem. Assim fica mais fácil viver e andar por aí.Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão. As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços. Por isso eu carrego só coisas que caibam aqui, nos sonhos que eu inventei pra ser feliz.